Quem somos ...
- Filipa Carvalho e Mariana Lameiras
- Somos alunas do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e criámos este blogue no âmbito do nosso projecto final de Jornalismo. O tema que nos propomos tratar é, genericamente, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Neste blogue iremos descrever todas as etapas pelas quais passaremos até à concretização do projecto.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Ver Localização dos espaços das festas académicas num mapa maior
Aqui fica uma breve apresentação do que é o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), bem como as etapas da sua actuação em situação de emergência.
sábado, 23 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009
Pois é, a semana do Enterro da Gata não foi só para divertimentos. Aproveitamos essa semana para recolher material para o nosso projecto... e o resultado não poderia ter sido melhor. Conseguimos conciliar a diversão com o trabalho na perfeição. Assim, ficam algumas fotos que ilustram o trabalho que fomos fazendo durante essa semana.

Visita à tenda do projecto "Mais Saúde, Menos Riscos"

sábado, 16 de maio de 2009
- Imagens das instalações e das várias ambulâncias estacionadas no parque;
- Entrevista filmada a uma enfermeira e voluntária dos Bombeiros de Vila Verde (tendo já trabalhado lá a tempo inteiro);
- Vídeo gravado com a enfermeira Daniela a explicar todos os instrumentos que circulam dentro da ambulância.
Posto isto, resta-nos tratar tudo o que temos nos programas apropriados e organizar melhor a estrutura do nosso trabalho que ficou um pouco abalada com estas alterações no tema.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Passamos a enumerar o material mais significativo que recolhemos na noite de segunda-feira:
- Entrevista filmada a Carlos Rego Gonçalves, estudante de Enfermagem da Universidade do Minho e colaborador da iniciativa Gata na Saúde;
- Mini-entrevista (áudio) a três colaboradoras do mesmo projecto;
- Recolha de material para uma reportagem acerca das viagens Braga-Guimarães ao longo da semana do Enterro da Gata;
- Entrevista (áudio) a um agente da PSP (não identificado, a pedido do mesmo).
segunda-feira, 11 de maio de 2009

Com a câmara de filmar na mão e o gravador e a máquina fotógráfica sempre prontos a entrar em acção, é logo à noite que vamos começar o trabalho no terreno do Enterro da Gata 2009. Já apalpámos terreno e temos em vista tudo aquilo qie pretendemos fazer. Esperemos que a chuva não o impeça pois o objectivo é recolher todo o aterial numa só noite.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Novos avanços no projecto
Hoje aproveitamos que não houve aula em conjunto com o grupo de jornalismo e decidimos começar a delinear as alternativas que temos, visto que ainda não obtivemos a autorização. Assim, na próxima semana (2f ou 3f, em príncipio) vamos realizar a reportagem na "Gata na Saúde", que decorre nas festividades do Enterro da Gata. Á priori está tudo encaminhado para a realização da reportagem, desde autorizações, à entrada da câmara no recinto (o Delfim está a ajudar-nos com isto, pois é membro da Associação Académica).
Ver Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal num mapa maior
Trabalho no INEM
quinta-feira, 30 de abril de 2009

Deixamos aqui uma legendagem da estrela que está sempre associada ao INEM e ao seu serviço de emrgência. Tem mais significados ainda, dos quais vos daremos conta em próximos posts. Fica, para já, um cheirinho =)
Esperemos que gostem tanto como nós e que o significado de cada ponta da estrela vos surpreenda, tal como aconteceu connosco.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Ontem foi a nossa vez de fazer a apresentação intermédia dos nossos projectos de Jornalismo. Expusemos à turma o trabalho já realizado, as nossas dúvidas e preocupações e tivemos o aval dos professores para avançar com uma ideia que não estava inicialmente prevista: ir ao Enterro da Gata e aproveitar a "Gata na saúde" para fazer uma reportagem... O auge do nosso projecto seria, a nosso ver, uma reportagem com o INEM, uma ida em socorro com os profissionais. Como tal não deverá ser possível, podemos aproveitar a "Gata na saúde" para o fazer embora, como parece óbvio, não seja uma ideia tão boa. Ainda assim, parece-nos uma óptima alternativa.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Final da aula: no Hospital
O final da aula foi já em Guimarães, de novo no Hospital. Pacientemente, o enfermeiro com quem tinhamos combinado explicou como funcionava o INEM e deu-nos umas dicas interessantes. Deu-nos, ainda, uma novidade com a qual não contávamos... Os profissionais não nos podem dar entrevistas SEM A DITA AUTORIZAÇÃO! Pensámos mesmo que não era assim... Mesmo estando "subordinados" a uma entidade empregadora, julgávamos que poderiam dar entrevistas fora do local de trabalho, ainda que fossem sobre as funções que lá desempenham. Enfim, parece que é mesmo melhor pedirmos uma câmara à SIC para nos abrirem as portas. É triste dizer isto mas o mesmo já aconteceu dentro da própria Universidade. Não se podem fazer bons e brilhantes trabalhos se as instituições não colaborarem minimamente. E disso depende o nosso desempenho. Há que fazer esforços e tentar fazer o melhor, mesmo que a vontade seja já esquecer o INEM =) Havemos de conseguir. Preocupa-nos o tempo (ou a falta dele) e a rapidez com que passam os dias e todos os outros trabalhos que temos nas mãos. No final do curso não faltam trabalhos promissores e hoenstamente interessantes mas um semestre parece um mês. Já nem sequer faz sentido falar em semestre. São meia dúzia de semanas e cadeiras que se sucedem umas às outras (ou Unidades Curriculares, agora com esta perfeita remodelação chamada Bolonha).
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Muito tempo passou e agora o que não faltam são novidades. nas férias fomos ao Hospital de Guimarães e já tivemos contacto com o terreno. Já vimos onde ficam as "casinhas" do INEM, sim porque é uma entidade externa e exterior aos hospitais embora neste caso as suas instalações sejam dentro do mesmo espaço que o Centro Hospitalar do Alto Ave, perto do edifício principal. Já falamos também com um enfermeiro que, além de trabalhar neste hospital, acumula funções no INEM. Combinamos novo encontro para a primeira semana de aulas para ouvirmos falar um bocadinho sobre o que é e como funciona o INEM.
A autorização
A bela da autorização é que nunca mais chega... Prestáveis são as pessoas com quem falámos da Delegação Norte mas o problema é a imagem. Têm medo do que possamos fazer e de todos os problemas éticos que podem surgir. Entende-se. Mas, enquanto alunos, somos muito provavelmente muito mais cuidadosos do que alguns profissionais. Depois de muitos e-mails trocados e muitos telefonemas, é devido à imagem que o nosso pedido vai ter que ser remetido para Lisboa, para que o "Conselho Directivo" emita parecer.
segunda-feira, 30 de março de 2009
A meio gás...
quinta-feira, 26 de março de 2009
Aula tutorial... em contexto diferente!
quinta-feira, 12 de março de 2009
INEM na agenda mediática
Ontem, quinta-feira, tivemos conhecimento pelo Jornal de Notícias (JN) de mais um caso deste género. Segundo o JN, a delegação Norte do INEM teria recebido uma chamada no sábado passado, por volta das 22horas. Do outro lado da linha informaram que tinha havido um acidente grave em Cinfães (a cerca de 8km do Porto) e que três pessoas estavam inconscientes e encarceradas. Ao local, pouco passava dos 10 minutos, acorreram um helicóptero VMER, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) duas ambulâncias e a autoridade policial. No total, doze elementos.
Á chegada, não viram nada. Após terem novamente contactado o número que teria feito a ligação para o INEM, concluíram que tudo não passava de uma brincadeira. Uma brincadeira que saiu cara, dado os custos que esta deslocação envolveu.
Para saber mais sobre esta notícia, clique aqui.
Também no nosso projecto trataremos destes casos e, por isso, o aparecimento destas notícias na agenda mediática é-nos vantajoso. Além disso, vem comprovar que o tema proposto para este projecto é actual e relevante, levando a um certo interesse social. Pelos menos assim o esperamos!
terça-feira, 10 de março de 2009
Apresentação do tema à turma
Hoje foi a terceira aula de acompanhamento do projecto final. Nesta aula expusemos aos restantes grupos e aos nossos professores/ tutores do projecto os temas que iremos abordar. Como tal, apresentamos os nossos objectivos para este projecto e esclarecemos a razão pelo qual o escolhemos, achamos interessante e relevante. Colocamos e recebemos sugestões para melhorar a nossa ideia do projecto e explorá-la o melhor possível.
O nosso tema, o INEM, mantém-se. Não fizemos alterações, nem acrescentamos nada de peculiar aos nossos objectivos iniciais. Apenas ouvimos uma sugestão dos professores, que nos propuseram que observássemos quem são as pessoas aptas para conduzir a ambulância ou carro do INEM, que formações têm de possuir para que tal seja possível e se também elas ajudam nas acções de socorro do INEM. Agora que já temos a confirmação do que vamos fazer, continuaremos com a fase inicial, com uma fase exploratória do projecto. Além disso, faremos um aprofundamento de conteúdos e práticas inerentes a esta temática.
Ora, posto isto, temos já algumas ideias em vista. Antes de mais, é de referir que teremos de contactar a delegação regional do norte (no Porto) com vista à obtenção da autorização necessária, nomeadamente para o acompanhamento da equipa do INEM que pretendemos fazer numa fase mais avançada. Para facilitar a organização do documento, seguem-se alguns tópicos sobre os quais nos pretendemos debruçar ao longo da elaboração do projecto:
- Exploração mais aprofundada do assunto em geral, nomeadamente o funcionamento do INEM e sua interacção com outras entidades;
- Investigar os critérios de selecção e triagem das decisões de assistência médica às vítimas;
- Pesquisar o raio de acção deste serviço a nível nacional (para identificarmos, por exemplo, se todas as pessoas têm o mesmo acesso aos serviços de emergência médica; o objectivo é, também, tentar verificar, através de notícias que nos chegam todos os dias dos noticiários, se as populações do interior do país estão em situação desfavorável relativamente ao sistema de urgência médica português, nomeadamente devido ao encerramento dos hospitais e centros de saúde);
- Conhecer o modo de vida dos funcionários deste serviço (médicos, enfermeiros e outros funcionários que possamos abordar);
- Saber o procedimento (cursos, formações) para ser funcionário do INEM (aparte os médicos e enfermeiros);
- Explorar os meios de que o INEM dispõe para assistir as vítimas (acedendo, possivelmente, ao seu local de trabalho em específico, no hospital de Guimarães);
- Conhecer casos de sucesso e/ou insucesso de vítimas socorridas pelo INEM.
terça-feira, 3 de março de 2009
Porque escolhemos este tema?
