Quem somos ...

Somos alunas do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e criámos este blogue no âmbito do nosso projecto final de Jornalismo. O tema que nos propomos tratar é, genericamente, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Neste blogue iremos descrever todas as etapas pelas quais passaremos até à concretização do projecto.

quinta-feira, 12 de março de 2009

INEM na agenda mediática

São muitas e variadas as notícias que lemos, escutamos ou vemos, quase diariamente, relacionadas com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM): casos de negligência, de atrasos na chegada ao local e de transgressão de regras de trânsito, são alguns exemplos. Porém, nem todas as notícias apresentam somente o lado menos bom do INEM. Há quem goste de brincar com coisas sérias, simulando falsos acidentes, levando a que os dispositivos de emergência se desloquem a locais em vão.
Ontem, quinta-feira, tivemos conhecimento pelo Jornal de Notícias (JN) de mais um caso deste género. Segundo o JN, a delegação Norte do INEM teria recebido uma chamada no sábado passado, por volta das 22horas. Do outro lado da linha informaram que tinha havido um acidente grave em Cinfães (a cerca de 8km do Porto) e que três pessoas estavam inconscientes e encarceradas. Ao local, pouco passava dos 10 minutos, acorreram um helicóptero VMER, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) duas ambulâncias e a autoridade policial. No total, doze elementos.
Á chegada, não viram nada. Após terem novamente contactado o número que teria feito a ligação para o INEM, concluíram que tudo não passava de uma brincadeira. Uma brincadeira que saiu cara, dado os custos que esta deslocação envolveu.
Para saber mais sobre esta notícia,
clique aqui.

Também no nosso projecto trataremos destes casos e, por isso, o aparecimento destas notícias na agenda mediática é-nos vantajoso. Além disso, vem comprovar que o tema proposto para este projecto é actual e relevante, levando a um certo interesse social. Pelos menos assim o esperamos!

1 comentário:

  1. Então o último "post" foi de 12 de Março e não aconteceu mais nada desde essa data?... Gostava de ir vendo por aqui as novidades do andamento do vosso trabalho, ok? Até amanhã!

    ResponderEliminar